Conscientização sobre abandono e maus-tratos de animais

O Brasil tem a terceira maior população pet do mundo: são 149,6 milhões de animais de estimação, segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Mas se por um lado há um crescente interesse dos brasileiros em aumentar a família com os pets, por outro um número chama a atenção: a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono do país. Por isso, neste mês, o movimento Dezembro Verde ajuda a conscientizar a população sobre a luta contra o abandono e os maus-tratos dos animais. ONGs de proteção animal engajadas nessa campanha, como a GAVAA, que atua retirando esses animais das ruas e encaminhando para adoção, vê crescer cada vez mais o número de pets desamparados e contam com o apoio não só da população em geral, como de grandes marcas para sobreviverem.

É o caso de Guabi Natural, marca de alimento Super Premium Natural da BRF Pet, que está completando dois anos de parceria com a GAVAA, chegando a 50 toneladas de alimentos doados, para garantir a nutrição e saúde dos pets que ainda não têm um lar definitivo. A marca também é parceira do Programa Adote Petz e nos últimos dois meses foi responsável por alimentar cães e gatos do programa que estão em exposição nas lojas da rede Petz, com 8 toneladas de alimentos doados.

“O Dezembro Verde ajuda a ampliar a conscientização da população, mas o combate ao abandono e aos maus-tratos deve acontecer todos os dias. Proporcionar uma alimentação natural, com nutrição de alta qualidade para esses animais, o ano inteiro é um dos nossos compromissos. Unimos forças com a GAVAA e com o Adote Pets para contribuir de forma efetiva com a saúde e com a longevidade dos pets que ainda não possuem um lar definitivo. Promover uma vida melhor para eles é um dos propósitos inegociáveis da BRF Pet e de Guabi”, explica Lara Bittencourt, gerente de marketing de Guabi Natural.

Juliana Valverde, responsável pela GAVAA, explica que as ONGs têm notado o aumento no número de abandono, principalmente depois da pandemia. “Além disso, todos os anos, dezembro é um mês ainda mais preocupante para nós, ONGs. Porque é muito comum nessa época as pessoas viajarem e deixarem seus animais ou eles fugirem por conta dos fogos, por exemplo. Então os resgates também aumentam muito nesse período”, destaca, lembrando que sem a ajuda de Guabi Natural não seria possível manter o trabalho da instituição. “As doações também diminuíram muito com a pandemia, por isso, a ajuda de Guabi foi e é primordial. Essa parceria nos permitiu continuar resgatando animais, e não só isso, garantiu uma alimentação de qualidade para esses animais. Porque eles chegam sempre muito debilitados e oferecer um alimento como Guabi é muito importante. É transformador a gente poder ir dormir sabendo que o alimento dos animais que estão aqui vai estar garantido”, completa.

Atualmente a ONG conta com 300 animais que são alimentados com Guabi Natural. Essa é a capacidade máxima da instituição, que luta para que os animais encontrem um lar definitivo.

Pet não é brinquedo, não abandone, cuide!

O abandono é crime, assim como o abuso e crueldade contra animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605 de 1998). Se presenciar algum caso de abandono ou maus tratos aos animais, denuncie, ligue para 181.