No Dia do Vira-Lata, celebramos esses cães e gatos adoráveis, conhecidos como SRDs (Sem Raça Definida). Saiba mais sobre os cuidados essenciais com a saúde e alimentação desses queridinhos.
De acordo com a Radar Pet, os vira-latas são a maioria dos animais de companhia no Brasil, representando 42% dos cães e 65% dos gatos. Infelizmente, eles também são os que mais sofrem com o abandono e preconceito.
Ao contrário do que muitos pensam, os vira-latas não são mais resistentes por serem uma mistura de raças. Eles têm as mesmas necessidades nutricionais e de saúde que os cães com raça definida. A médica veterinária nutróloga Mayara Andrade destaca a importância da vacinação anual, ambiente adequado, rotina de higiene, atividades físicas e alimentação balanceada para os vira-latas.
Apesar de serem os mais adotados, muitos vira-latas enfrentam longas esperas de adoção por causa do preconceito em relação aos animais sem raça definida. A coordenadora da GAVAA, Juliana Valverde, enfatiza a importância de divulgar a beleza e as qualidades dos SRDs e agradece o apoio da Guabi Natural na alimentação dos animais resgatados.
Os vira-latas são conhecidos por seu temperamento alegre, versátil e amoroso, o que torna cada animal único, com habilidade para se adaptar a diferentes ambientes e situações. Adotar um vira-lata é uma forma de quebrar o ciclo de preconceito e proporcionar um lar digno a esses animais.
Neste Dia do Vira-Lata, reflita sobre a importância da adoção responsável e dos cuidados adequados com a saúde e alimentação dos SRDs. Juntos, podemos tornar a vida desses queridos cães e gatos ainda mais especial. Veja aqui um post sobre a conscientização sobre abandonos e maus-tratos.