Frentes de trabalho
Em escala global, a BRF conta com uma extensa cadeia de fornecedores com mais de 30 mil parceiros. Eles são responsáveis pelo fornecimento de insumos primordiais para nossa produção, além de outros serviços que trazem ainda mais assertividade para nossa extensa e complexa logística.
Em todas as frentes de trabalho são avaliados critérios de sustentabilidade como direitos humanos, direitos trabalhistas, cumprimento da legislação ambiental e questões éticas. Todos os fornecedores da BRF devem seguir as premissas do Código de Conduta para Fornecedores BRF, assim como o nosso Programa de Monitoramento, a fim de garantir o respeito a estes e outros quesitos.
CONHEÇA NOSSAS FRENTES DE TRABALHO:
Temos uma parceria de longo prazo com nossos mais de 13 mil produtores integrados e fomos pioneiros ao estreitar o diálogo com esse público. Continuamos trabalhando para garantir a parceria de longo prazo, o ganho mútuo, a qualidade das práticas de gestão, a conformidade legal e socioambiental e a rentabilidade de nossa cadeia agropecuária, enfatizando a proximidade e a confiança nos relacionamentos com os produtores de animais.
A equipe de extensionistas da BRF visita, mensalmente, 100% das propriedades para auxiliar e orientar os produtores. No Brasil, 100% desse público, além de todos os candidatos a parceiros de negócio, são submetidos a uma avaliação de sustentabilidade. Todos eles também são monitorados dentro dos critérios do Índice de Sustentabilidade – ferramenta da BRF para avaliar riscos e gerar valor em sua cadeia agropecuária.
Além de parceiros em diversos estados brasileiros, também contamos com produtores em países como Argentina, Turquia e Tailândia.
No Brasil, Argentina, EUA, Cingapura, Tailândia e Paraguai, possuímos cerca de 3,6 mil fornecedores de grãos, farelos e óleos, insumos essenciais para nossa produção.
Nosso modelo de produção inclui alguns estágios, desde a compra dos grãos e matérias-primas até o consumidor final. A BRF adota práticas específicas na compra de insumos como soja, milho e óleos de produtores rurais, empresas cerealistas, cooperativas ou do mercado.
Autoavaliação: Um questionário solicitando informações como área de colheita, monitoramento e controle da fertilidade do solo, aplicação de pesticidas etc é apresentado aos fornecedores de grãos. No mesmo documento, os fornecedores são aconselhados sobre o uso restrito de pesticidas devidamente aprovados pelo Ministério da Agricultura. Além disso, algumas práticas sociais e ambientais no Código de Conduta para Fornecedores da BRF são reforçadas. A assinatura dessa autoavaliação também é monitorada pelo time de grãos.
Monitoramento de Fornecedores Críticos: o Conselho de Compra de Commodities considera crítico dois grupos de fornecedores: fornecedores com operações localizadas próximas ao bioma Amazônico e também as companhias processadoras de soja que compram e processam matérias-primas que dependem de outros fornecedores de grãos em seu processo de produção. O cumprimento ao conteúdo existente na Moratória da Soja é exigido pela BRF aos seus fornecedores.
*Moratória da Soja – um pacto da ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e da ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), e suas respectivas empresas membras, que proíbe o comércio, aquisição e financiamento de grãos produzidos em áreas do bioma Amazônia ilegalmente desmatadas após julho de 2008. O pacto também se aplica às áreas embargadas pelo IBAMA e às propriedades que aparecem na Lista Suja de Trabalho Análogo à Escravidão do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social).
Nesta categoria, englobamos os parceiros de logística de nossa operação. Ao todo, são mais de 16,4 mil parceiros em mais de 50 países da Europa, África do Sul, Oriente Médio, Ásia e Américas, incluindo todos os estados brasileiros.
Adotamos uma política de compras que garante maior competitividade de custos, segurança nas operações e compliance. Atuamos com grandes contratos corporativos e também com contratos regionais ou locais, aproveitando o melhor dos dois modelos, com ganho de escala e agilidade no atendimento.
Nossos profissionais ao redor do mundo estudam as formas de sinergias e melhoria de resultados e trabalham com um processo de compras informatizado, utilizando sistemas SAP, intranet e outros que garantam a aplicação das alçadas de aprovação e demais requisitos previstos na norma.
Para atender a todos os requisitos obrigatórios e às regras listadas na política de compras, o processo é constantemente auditado internamente, via sistema próprio da BRF, pelas áreas de Controles Internos e Auditoria Corporativa, além de auditoria externa. Para os casos de irregularidade comprovada, aplica-se uma política de consequência severa. Os fornecedores também são auditados e avaliados nos requisitos relacionados à sua gestão de qualidade e processo, a partir no número de Relatórios de Não Conformidade (RNCs) registrado pela BRF.
Você pode saber mais sobre nossas Frentes de trabalho no Relatório Anual e de Sustentabilidade da BRF.
BAIXE NOSSO PRINCIPAL DOCUMENTO REFERENTE AO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES:
código de conduta
para fornecedores BRF