Rastreabilidade
Das embalagens à proteína animal, passando pelas etapas de transporte e distribuição ao mercado consumidor. O ciclo de vida dos nossos produtos possui papéis econômicos, sociais e ambientais gerenciados de forma contínua.
Na etapa de produção, o cumprimento dos padrões de higiene e segurança, bem como o registro das informações de insumos, matérias-primas, embalagens, entre outras coisas, são cruciais para assegurar a qualidade na comercialização dos produtos. A essas informações somam-se os registros obtidos no controle de todos os nossos processos e também as informações necessárias para manter o padrão de qualidade ao longo da cadeia, como, por exemplo, a temperatura de cozimento, resfriamento, armazenamento e do transporte dos produtos.
Tudo isso deve ser acompanhado pelo nosso processo de rastreabilidade, a fim de garantir a segurança do procedimento e contribuir, acima de tudo, para a aprovação dos clientes, consumidores e órgãos reguladores.
TECNOLOGIAS DE RASTREIO
A rastreabilidade representa a capacidade que temos de conectar todas as informações relevantes registradas ao longo da história de produção e distribuição dos produtos ou de um lote encaminhado ao mercado de consumo. Ou seja, é de extrema importância conectar as informações dos seguintes pontos:
O que
Identificar qual é o produto que está sendo rastreado.
De onde veio
Identificar a origem do produto que está sendo rastreado.
Para onde foi
Saber todos os destinos que esse produto terá.
Para que esse acompanhamento seja efetivo, ele depende da sinergia de diferentes tecnologias, como os Sistemas Inteligentes de Armazenamento (Warehouse Management System – WMS), os sensores de temperaturas, além da busca pela integração com sistemas avançados de rastreamento de informações como, por exemplo, a tecnologia de blockchain.
Implementar um processo de verificação e validação de produtos, que seja ágil e que forneça informações para melhoria da cadeia produtiva, auxilia a empresa não só para atender às exigências legais, como também para diferenciar-se em relação a concorrência.