Meio ambiente

A BRF oferece alimentos sem deixar de nutrir e conservar os recursos naturais.

Conheça algumas iniciativas ambientais da Companhia:

1

Desenvolvimento sustentável

A incorporação de critérios de sustentabilidade à gestão e à estratégia é uma jornada permanente, que busca antecipar transformações de mercado, preparar a Companhia para capturar oportunidades e garantir o tratamento adequado de riscos e impactos. Nos últimos anos, nossa visão de sustentabilidade amadureceu internamente e na relação com os stakeholders. Temos políticas e diretrizes de sustentabilidade públicas desde os anos 2000 e, em 2009, passamos a realizar consultas internas e externas estruturadas para colher percepções sobre nossa geração de impacto. Esse processo fundamenta a materialidade da BRF.

2

Eficiência ambiental

A BRF é uma empresa ciente de sua responsabilidade de promover o uso adequado de recursos naturais em toda sua cadeia de valor. No ano passado, investimentos em iniciativas de eficiência ambiental totalizaram mais 162 milhões de reais, priorizando projetos, manejo florestal, tratamentos de efluentes e destinação adequada de resíduos sólidos.

2.a) Água e efluentes

  • A água é o principal recurso crítico para a indústria de alimentos, pois sua escassez compromete a atividade do campo e das fábricas. Achamos fundamental participar dos Comitês de Bacias Hidrográficas nas regiões onde estamos presentes e, a partir de 2019, passamos a fazer parte do GT de Água do Pacto Global das Nações Unidas. Em 2018, também implantamos um GT de Água interno, que conta com a participação de um time multidisciplinar com o objetivo de propor projetos e ações para aumentar a eficiência hídrica nas unidades.
  • A gestão de efluentes gerados na atividade industrial é de extrema importância para minimizar possíveis impactos ambientais. Utilizamos ferramentas preventivas, gerado por meio das rotas de inspeção in loco para identificar e tratar as situações potenciais de ocorrência de um evento ambiental.

2.b) Energia, florestas e emissões

  • A nossa gestão de riscos monitora com cautela o consumo de energia considerando preço e disponibilidade energética como aspectos que afetam diretamente a operação. Por isso mantemos o Programa de Excelência Energética da BRF, que mobiliza técnicos corporativos e das unidades, gerenciando a eficiência no uso do recurso em toda a Companhia. Em 2018, 93,79% da energia consumida na BRF foi proveniente de fontes renováveis. O consumo de combustível de fonte renovável (etanol) nos veículos leves foi superior ao de combustível não renovável, reduzindo o impacto de emissões de GEE.
  • A BRF possui, também, floresta renovável plantada como estoque de carbono. É um impacto positivo para o meio ambiente, contribuindo para mitigar nossos impactos e para o equilíbrio do clima. Nossa área plantada atual é de 31.802 hectares, espalhados em oito estados brasileiros.

2.c) Resíduos e embalagens

  • O controle de resíduos na Companhia é feito por meio de redução, reciclagem e reutilização de materiais em toda a cadeia de valor – dos fornecedores à fase de pós-consumo. Entre as iniciativas relacionadas à gestão de resíduos está a transformação de resíduos orgânicos em biofertilizantes, por meio do processo de compostagem.
  • O desafio de praticar uma adequada gestão do impacto dos nossos produtos após a compra pelo consumidor (descarte da embalagem) faz parte do dia a dia da BRF. Esse trabalho está ligado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estipula ajustes no modelo de produção da indústria, da operação ao pós-consumo. Em 2019, a BRF aderiu à Plataforma Reciclar pelo Brasil, em conjunto com demais organizações. Essa plataforma faz parte da estratégia do setor empresarial no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A parceria reforça o compromisso das indústrias com o meio ambiente e a sustentabilidade de suas embalagens – temas prioritários e comuns em suas agendas de investimento.
3

Gestão de fornecedores

O Programa de Monitoramento da Cadeia, que mobiliza cerca de 21.200 fornecedores, busca fortalecer o controle de riscos socioambientais e disseminar um modelo de negócio ético e responsável. O Código de Conduta para Fornecedores orienta a atuação da cadeia de acordo com padrões legais e diretrizes BRF, além de uma série de informações públicas que são utilizadas para avaliação de parceiros de negócio, como o caso da lista de áreas embargadas do Ibama.

.
4

Bem-estar animal

100% das aves com liberdade de movimentação e interação dentro dos aviários reforça nosso respeito às cinco liberdades dos animais. E esta é apenas uma de muitas práticas adotadas pela BRF para uma das agendas que mais cresce na produção industrial moderna: o bem-estar animal. Isto quer dizer melhores práticas na criação, no transporte e no abate de animais.

A evolução de nossos padrões de qualidade e sustentabilidade fazem parte de nossos desafios diários. Cada passo em direção ao futuro é essencial para a BRF, por isso celebramos a conquista do selo internacional Certified Humane para a linha de produtos Sadia Bio.

SE VOCÊ PARTICIPA DESTA HISTÓRIA, VOCÊ TAMBÉM ALIMENTA ESTE ECOSSISTEMA.

Baixe o relatório anual e saiba mais.

Relatório Anual