Política de compra sustentável de grãos
O Plano BRF de Sustentabilidade integra a nossa jornada e está alinhado à Política de Sustentabilidade da Companhia. Baseada nos compromissos fundamentais de Integridade, Qualidade e Segurança, a Política de Sustentabilidade BRF estabelece nossas diretrizes no que diz respeito a princípios e diretrizes a serem aplicados no negócio, com foco na incorporação de aspectos econômicos, ambientais, sociais e práticas sustentáveis para gestão da cadeia produtiva da BRF.
Para aumentar nossa transparência e reforçar as nossas ambições, estabelecemos compromissos globais e transversais nos aspectos EESG. Entres eles, está o de “Garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos da Amazônia e do Cerrado até 2025”, alinhado à busca por uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento, com menores impactos à biodiversidade e ao plano Net Zero 2040.
Os parceiros de negócio que apresentam desconformidades com a nossa Política de Compra Sustentável de Grãos, são avaliados pelo nosso Comitê Multidisciplinar de Sustentabilidade de Grãos. Formado por cincos áreas: Commodities, Sustentabilidade, Comercial, Compliance e Jurídico, o comitê analisa, sob todas perspectivas, casos extraordinários a respeito da continuidade ou destrato de determinadas negociações.
A fim de dar mais clareza aos nossos critérios e reforçar a importância do engajamento dos nossos parceiros de negócios de grãos, para uma cadeia livre de desmatamento e de baixo impacto à biodiversidade, desenvolvemos a Cartilha de Fornecedor Sustentável de Grãos BRF.
Sustentabilidade faz parte da nossa jornada e reforça nosso propósito de contribuir com um mundo melhor e mais sustentável!
Conheça nossa Política de Compra Sustentável de Grãos e nossa Cartilha de Fornecedor Sustentável de Grãos na íntegra
Política de Compra
Sustentável de Grãos
Cartilha de Fornecedor
Sustentável de Grãos
Q&A rastreabilidade
R: Não. A BRF garantirá a rastreabilidade de todos os grãos (soja, milho e sorgo) adquiridos dos biomas da Amazônia e do Cerrado até 2025, de fornecedores diretos e indiretos. Além disso, a companhia garantirá que seus fornecedores atendam as diretrizes definidas na Política de Compra Sustentável de Grãos BRF e demais documentos normativos.
R: A BRF possui uma Política de Compra Sustentável de Grãos que endereça o posicionamento da Companhia em relação ao desmatamento.
3. Qual o posicionamento da BRF em relação ao desmatamento zero nos biomas da Amazônia e do Cerrado?
R: Os biomas da Amazônia e do Cerrado são os que possuem, atualmente, os maiores riscos associados ao desmatamento para conversão em uso agrícola. Sendo assim, para o bioma Amazônico, a BRF não originará de áreas que tenham sido desmatadas legal ou ilegalmente (desmatamento zero) a partir de julho de 2008. Já para o Cerrado, a Companhia não originará de áreas desmatadas ilegalmente. A BRF ciente do seu papel continuará trabalhando para atingir uma cadeia mais sustentável e livre de desmatamento.
R: Por serem biomas com os maiores riscos de desmatamento, a Amazônia e o Cerrado foram definidos como prioritários para o estabelecimento do compromisso público da companhia. Contudo, os fornecedores dos demais biomas também serão rastreados e monitorados em relação as diretrizes definidas na Política de Compra Sustentável de Grãos da companhia (com exceção de critérios específicos para a Amazônia e para o Cerrado).
R: Atualmente, a rastreabilidade de fornecedores indiretos é um desafio para o setor. A BRF está fazendo benchmarkings e rodadas de engajamentos com seus fornecedores indiretos, para a definição da estratégia para garantir a rastreabilidade e o atendimento dos critérios socioambientais dos seus fornecedores indiretos.
R: O avanço da rastreabilidade dos fornecedores de grãos da Amazônia e do Cerrado será reportado anualmente por meio do Relatório Integrado.