Em nossa cadeia de fornecedores, contamos com empresas dos mais diversos perfis, portes e segmentos no Brasil e nos demais países onde atuamos.
Selecionados com base em critérios socioambientais, temos o compromisso de trabalhar para facilitar que nossos parceiros da cadeia de valor acessem os recursos necessários para a modernização e qualificação de suas operações.
Nosso pilar em números
Iniciativas
Nosso Programa de Monitoramento de Cadeia estruturado para fortalecer o controle de riscos socioambientais, a disseminação de um modelo de negócio responsável e a evolução dos parceiros nesse quesito. Ele conta com auditorias de qualidade, disseminação do Código de Conduta de Parceiros de Negócio da BRF, consultas a dados públicos e requisitos considerados em cláusulas contratuais. Por meio de acessos quinzenais as listas públicas, disponíveis em território brasileiro, identificamos fornecedores em desacordo com padrões legais e da BRF. São avaliados aspectos trabalhistas e de conformidade em geral e, se identificados erros, são executados planos de melhoria ou, em casos graves, o cancelamento do contrato com o fornecedor.
Saiba mais sobre os requisitos do programa:
Listas públicas
Quinzenalmente, a BRF cruza as informações sobre as listas públicas do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) com sua base de fornecedores. Caso o fornecedor esteja presente em qualquer uma destas listas, ele tem seu registro bloqueado pelo sistema para futuras negociações, até que sua situação seja regularizada com a instituição e comprovada por uma certidão negativa.
Código de Conduta de Parceiros de Negócio da BRF
O Código de Conduta de Parceiros de Negócio da BRF estabelece as regras que devem pautar a conduta ética e socioambiental de fornecedores no relacionamento com a companhia. Os aspectos estão diretamente alinhados ao código interno – chamado de Manual de Transparência – e às nossas Diretrizes de Sustentabilidade.
Direitos Humanos e Práticas Trabalhistas
De acordo, com a nossa Política Corporativa de Direitos Humanos, não toleramos o trabalho infantil e toda e qualquer forma de trabalho em condições degradantes ou forçadas e incompatíveis com a dignidade humana que coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador, como jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida.
Produtores Integrados
Temos parceria de longo prazo com mais de 9,5 mil produtores integrados, responsáveis pela criação de aves e suínos, com os quais mantemos contratos de produção integrada, através de um sistema vertical, a BRF fornece os animais, insumos e assistência técnica, e os produtores integrados participam com as instalações, equipamentos, água, energia elétrica e mão de obra, seguindo as diretrizes para fornecedores e do Programa Bem-estar Animal Feito na BRF.
Todos os produtores integrados e candidatos passam por uma avaliação de compliance para análise de enquadramento na definição de Pessoa Politicamente Exposta e se possuem relação societária ou parentesco com colaboradores e/ ou fornecedores da BRF, o que pode caracterizar possível conflito de interesse. Também são avaliados quanto aos aspectos de sustentabilidade nas dimensões governança, econômica, social e ambiental, através do Índice de Conformidade da Integração – ferramenta da BRF para mapear riscos e gerar valor a sua cadeia agropecuária.
Contamos com uma equipe de extensão rural, formada por mais de 800 colaboradores, para realizar o monitoramento, gestão e controle acerca das práticas adotadas, que visita periodicamente, 100% das propriedades para auxiliar e orientar em relação aos pontos de necessidade. Outra medida preventiva da BRF é a manutenção de um sistema que gerencia o licenciamento ambiental das propriedades.
Commodities agricolas (grãos, farelos e óleos)
Em escala global, a BRF conta com mais de 3 mil fornecedores de commodities, diretos e indiretos, quais figuram um importante papel na nossa cadeia de valor, pois disponibilizam os grãos necessários para a alimentação dos animais, como milho, soja e sorgo.
No Brasil, 100% dos fornecedores de grãos são submetidos a uma avaliação de sustentabilidade, com base na Política de Compra Sustentáveis de Grãos – que, incluiu entre outros, o critério de desmatamento zero na cadeia (para Amazônia partir de julho/2008, e nos demais biomas, a partir de dezembro de 2025). E, também temos o compromisso de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos, em todos os biomas que atuamos até 2025.
Para garantir a rastreabilidade dos grãos, utilizamos uma plataforma baseada em dispositivos geoespaciais e sistema de informações geográficas (GIS) possibilitando o cruzamento dos critérios territoriais com dados referentes a localização das propriedades, que é identificado no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para os critérios nominais, é realizado o cruzamento das listas públicas com CPF/CNPJ do produtor, a fim de avaliar o atendimento dos critérios socioambientais.
Logística
Em nossa operação logística, contamos com mais de 22.700 parceiros (motoristas e ajudantes) em mais de 50 países da Europa, África do Sul, Oriente Médio, Ásia e Américas, incluindo todos os estados brasileiros. Ao todo, somam-se 22.700 motoristas e ajudantes.
Para reduzir os impactos negativos nessa área, contamos com o Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente em Transportes (SSMA). Seu objetivo é criar iniciativas como redução de acidentes, impactos ambientais, combate à exploração sexual infanto-juvenil nas estradas.
Mantemos normas corporativas específicas para a gestão de parceiros logísticos que incluem a Política de SSMA, e o Programa Gestão Integrada de Fornecedores (GIF) – que estabelece, entre outros requisitos, o controle de emissão de fumaça preta e a destinação correta de resíduos (óleo, baterias e pneus), avaliação do motorista, inspeção veicular, plano de atendimento a emergência e investigação de acidentes e incidentes.
Sabemos que os motoristas que fazem viagens noturnas estão potencialmente sujeitos à redução e à má qualidade do sono, o que pode gerar fadiga, com risco de sonolência e acidentes graves. Por isso, fazemos uso de tecnologia embarcada, por meio de telemetria e sensor de fadiga dentro das cabines, bem como sensor frontal de aproximação indicando risco de colisão.
Conheça nossos outros pilares
Gestão de Cadeia de Suprimentos
Abrange o controle de origem da matéria-prima e o engajamento dos fornecedores às melhores práticas de sustentabilidade.
Acessar páginaBem-estar animal
Gerencia a prática de manejo dos animais, de acordo com o Programa Global de Bem-estar Animal Feito na BRF que define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais.
Acessar páginaMudanças Climáticas
Busca mitigar os efeitos das mudanças climáticas e contribuir para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono.
Acessar páginaRecursos Naturais
Promove a gestão do consumo de água e energia ao longo da nossa cadeia de valor. Busca alternativas de geração de energia a partir de fontes limpas e renováveis.
Acessar páginaEconomia Circular e Gestão de Resíduos
Promove a redução, reciclagem e reutilização de materiais em toda a cadeia de valor – dos fornecedores à fase de pós-consumo.
Acessar páginaResponsabilidade Social
Busca disseminar a inclusão, a diversidade e a educação com o Instituto BRF, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes.
Acessar página